A palavra, ao ser dita, transforma. A psicanálise é o espaço onde o silenciado e o desconhecido podem, enfim, ser escutados.

Meu nome é André, sou graduado em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em saúde coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tenho mais de 10 anos de experiência em atendimentos clínicos. Em consultório, trabalho com psicanálise a partir de uma perspectiva lacaniana.
ATENDIMENTO online
A psicanálise parte do pressuposto de que as palavras (ditas ou silenciadas) produzem efeitos sobre as pessoas. Tais efeitos, por serem inconscientes, nunca são completamente acessíveis.

Em um tratamento psicanalítico, a pessoa é convidada a falar. Mas não a fala cotidiana – há uma regra, que Freud chamou de associação livre. Tanto quanto possível, o paciente deve falar sem censuras, dizendo tudo o que lhe vier à mente. Falar em análise é se abrir para a lógica do inconsciente e dar voz ao sujeito, revelando a sua verdade. Com isso, descobertas e mudanças surgem.
Enquanto tratamento pela fala (“talking cure”), a psicanálise adapta-se sem dificuldades à modalidade de atendimento à distância. Ela é indicada quando o deslocamento até o consultório é inviável. No caso de brasileiros vivendo no exterior, a terapia online se configura como uma alternativa interessante, já que permite que o tratamento seja feito em língua nativa e com um analista mais familiarizado com a cultura do paciente.





